Mandacaru Aerodesign
MANDACARU Aerodesign UFPE

     A Equipe Mandacaru Aerodesign da UFPE surgiu no começo de 2001, ainda com o nome de Equipe Lançar, quando um pequeno grupo de estudantes interessados em aprender um pouco sobre aerodinâmica e motivados pela competição de AeroDesign promovida pela SAE do Brasil se juntaram e formaram a extensão. No começo as dificuldades eram muitas, não havia espaço reservado para a equipe, faltavam livros, computadores, ferramentas, apoio financeiro e, sobretudo, experiência; tudo era desafiador. 

      Em 2005 a equipe recebeu o nome atual e hoje o projeto é formado por alunos da UFPE que realizam seus trabalhos sem fins lucrativos, apenas com o intuito de aprender e enriquecer a sua vivência acadêmica. Com sede no Galpão de Engenharia Mecânica da UFPE, a Mandacaru conta com o apoio de professores, organizações e empresas de diversos segmentos.

      A Competição SAE AeroDesign ocorre nos Estados Unidos desde 1986, tendo sido concebida e realizada pela SAE International. A partir de 1999 esta competição passou a constar também do calendário de Programas estudantis da SAE Brasil. A UFPE vem apoiando esta atividade desde 2001 tendo a Equipe MANDACARU AERODESIGN participado de todas as competições com exceção nos anos de 2004, 2007 e 2011. A competição realizada anualmente em São José dos Campos mostrou-se ser uma atividade de extensão muito valiosa tendo em vista o intercâmbio de conhecimentos neste ramo da engenharia com dezenas de outras equipes de universidades brasileiras e estrangeiras.

       Os chamados aeromodelos são aviões projetados em escala reduzida, controlados pelo usuário através de um controle remoto. Podem ser criados vários estilos de fuselagem, configuração e tamanho.

       O projeto desenvolvido ao longo do ano se concretiza durante a competição, na qual são confrontados os resultados com a expectativa da equipe. A participação de todos os integrantes da equipe é muito construtiva, pois agrega novos conhecimentos e experiência à formação acadêmica e profissional dos alunos, através de contatos com engenheiros da Airbus, Embraer e Boeing, visita da empresa Embraer, na qual é apresentado todo o processo de fabricação de aeronave, e por meio da participação em palestras.

As missões do projeto que fazem parte da nossa rotina e do nosso trabalho são: fazer com que seus participantes aprendam e difundam o conhecimento técnico de aeronaves em Pernambuco, desenvolvam a capacidade de trabalho em equipe e de empreendedorismo, promovam atividades extracurriculares e aumentem a proximidade dos alunos com as empresas que apoiam a equipe.

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram ícone social