Diretório Acadêmico de Engenharia Mecânica – UFPE
Chapa INOVA DAMec

Engenharia Mecânica
Os engenheiros mecânicos são responsáveis pelo projeto, operação e manutenção de processos e sistemas automatizados, quase sempre comandados por microprocessadores, e têm como principal mercado de trabalho o setor industrial. Eles podem atuar nos campos metal-mecânico, automobilístico, têxtil, de transformação, alimentício, químico, energético (hidroelétricas, petróleo, álcool), transporte, além de grandes canteiros de obras de engenharia civil e consultorias. Este profissional pode também trabalhar como autônomo ou como empregador.
Ênfases
Ênfase em Energia:
A ênfase de energia qualifica o engenheiro a trabalhar com equipamentos de transporte de fluidos, dissipação de calor e geração de eletricidade. O engenheiro pode trabalhar no projeto de equipamentos (e.g. turbinas, bombas, trocadores de calor), no projeto de sistemas (e.g. geração termoelétrica, distribuição de água gelada e produção de vapor) e no desenvolvimento de processos (e.g., extração de petróleo, aumento da potência de motores e conforto térmico de ambientes).
Disciplinas obrigatórias:
me493 – métodos computacionais
me156 – projeto de sistemas térmicos
me154 – ar condicionado e refrigeração 1
me474 – metodologia experimental em engenharia térmica
Ênfase em Mecatrônica:
O profissional em mecatrônica possui uma formação multidisciplinar nas áreas de mecânica, eletrônica e computação. Isso faz com o que o campo de atuação deste profissional seja bastante amplo, podendo atuar em diversas áreas de uma empresa tais como robótica, automação industrial, controle de processos, sistemas eletrônicos embarcados, entre outros. É importante ressaltar que, uma vez que o Engenheiro Mecatrônico possui formação básica em mecânica, este profissional também possui todas as atribuições de um Engenheiro Mecânico clássico, ampliando ainda mais o seu campo de atuação.
Disciplinas obrigatórias:
me452 – engenharia de controle 2
me585 – circuitos e dispositivos eletrônicos
me574 – laboratório de circuitos e dispositivos eletrônicos
me575 – sistemas digitais 1
me586 – laboratório de sistemas digitais

Ênfase em Projetos:
O Engenheiro Projetista é responsável pelo desenvolvimento de projetos dentro da empresa, desde a sua fase de concepção ao ciclo de vida do produto, é ele quem efetua cálculos estruturais e de dimensionamento de máquinas e mecanismos em geral.
Disciplinas obrigatórias:
me477 – elementos finitos
me481 – metodologia de projeto
me478 – projeto assistido por computador 1
me116 – tubulações industriais
Ênfase em Materiais/Fabricação/Produção:
Disciplinas obrigatórias:
me538 – processamento de materiais
me118 – conformação plástica
me566 – soldagem
me486 – ecoeficiência industrial
Ênfase em Tecnologia de Equipamentos:
O aluno que cursa as disciplinas da ênfase de equipamentos obtém um diferencial na sua formação em termos de de conceitos de normalização técnica e avaliação de conformidade, projeto, processos de fabricação, construção e montagem de algums equipamentos. Então o profisional poderia atuar com esta formação, em setores da indústria que contenham em sua planta principal equipamentos tais como: vasos de pressão, tubulações sob pressão, tanques atmosféricos, caldeiras e fornos, trocadores de calor, acompanhando todo o processo de projeto, fabricação e instalação dos mesmos.
Disciplinas obrigatórias:
me116 – tubulações industriais
me570 – processos de fabricação de equipamentos – caldeiraria
me571 – vasos de pressão
me566 – trocadores de calor
