Maracatronics
Maracatronics UFPE

      A Equipe de Robótica Maracatronics foi criada em Junho de 2012 como um projeto de extensão do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Inicialmente com 15 alunos, a Equipe focou no desenvolvimento de robôs radio- controlados para competições de combate, nas categorias Hobbyweight (até 5,440 kg) e Beetleweight (até 1,360 kg). Neste mesmo ano, participou da competição nacional Summer Challenge organizada pela Robocoreem São Paulo, obtendo 7º Lugar na categoria Beetle e 13º Lugar na categoria Hobby.

     Em 2013, a equipe foi expandida para englobar o desenvolvimento de robôs autônomos, isto é, robôs que atuam sem interferência humana, estreando na categoria Seguidor de Linha e obtendo o 1º lugar na competição regional Recbots Zero, organizada pela Universidade de Pernambuco (UPE). Nessa mesma competição, garantiu o 1º e 2º Lugar na categoria Beetle (a categoria Hobby não é contemplada pela competição). A expansão da Equipe continuou, participando agora de duas novas categorias de Sumô: Livre (radio-controlado) e Lego (autônomo). Na segunda edição da Recbots em Dezembro 2013, a Equipe obteve 1º Lugar nas categorias de robôs autônomos Seguidor de Linha e Sumô Lego e 1º e 2º Lugar nas categorias de robôs radio-controlados Beetle e Sumô Livre. Na competição nacional Winter Challenge 9ª Edição, realizada em São Paulo em Julho 2013, a Equipe conquistou 5º e 7º lugares na categoria Beetle e 7º e 9º lugares na categoria Hobby de robôs de combate, se consagrando como a melhor equipe de robótica do Norte-Nordeste nas categorias que participa.

     Atualmente, a Equipe conta com mais de 30 membros de diferentes cursos e contempla as seguintes categorias de robôs radio-controlados: Beetleweight, Hobbyweight e Sumô Livre, e as seguintes categorias de robôs autônomos Seguidor de Linha, Sumô Lego e Futebol de Robôs, sendo este último o projeto mais recente e desafiador da Equipe. Através de projetos multidisciplinares, os alunos da Equipe desenvolvem conhecimentos técnicos, além de noções na gestão de projetos, trabalho em equipe, gerenciamento de recursos, orçamentos e prazos

  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social